Data

“Cultura de Rua” |

Pesquisar este blog

Tatuagem (história , conceitos , e cuidados)

Tatuagem :


A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) ou dermopigmentação ("dermo" = pele / "pigmentação" ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversivel (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.

Arqueologia da tatuagem


Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.




De acordo com a mitologia polinésia, os humanos aprenderam a arte
de tatuar dos deuses. Tais decorações eram, então, aplicadas num
contexto cerimonial por mestres reverenciados. Os desenhos eram um
sinal de prosperidade e auferiam prestígio. Eles aumentavam as chances
de uma pessoa encontrar um parceiro e suas perspectivas de obter sucesso
em batalhas.
A tatuagem estava, tradicionalmente, reservada às classes superiores entre
homens e mulheres, exibida sobre várias partes do corpo. a diferenciação
social era realçada por símbolos correspondentes a cada uma das classes
sociais, e também quando um iniciado havia reconhecido novos méritos,
podendo então acrescentar novas tatuagens.
Os motivos evocavam um grande feito guerreiro ou um acontecimento
importante, contribuindo para a afirmação de sua identidade.


Achados arqueológicos sugerem que os primeiros habitantes do Japão já decoravam o corpo no período neolítico Jomon ((10.000 a 300 A.C.). O povo Ainu, que provavelmente descende da civilização Jomon, tatuava
apenas as mulheres. O significado dos desenhos era intimamente
relacionado a religião Ainu e também a estrutura social: uma tatuagem
cheia era característica e símbolo de status da mulher casada.



A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no proprio corpo, firmando na sua doutrina de uma forma quase ditatorial.
O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau , e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.


James Cook

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tatoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.


Criação do aparelho de Tatuar



 E em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens, baseado em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison para marcar couro.


Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada em seus corpos.






A máquina de tatuagem moderna foi criada por Percy Waters em 1929. Em 1979 Carol Nightingale reinventa a máquina de Percy Waters, desta vez mais potente, robusta e constituída de mais peças, semelhante às máquinas modernas atuais.
A máquina de tatuagem não sofreu muitas alterações desde a sua invenção.



Brasil

No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen" também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos.
Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.
Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.


Fundamentos da Tatuagem nos dias de Hoje:

 

Os artistas criam à tatuagem injetando tinta na pele de uma pessoa. Para fazer isto, eles usam uma maquina de tatuagem elétrica que se assemelha a (soa como) uma broca dental. A maquina move uma agulha sólida para cima e para baixo para perfurar a pele entre 50 e 3,000 vezes por minuto. A agulha penetra a pele por sob um milímetro depositando uma gota de tinta insolúvel na pele com cada furo.
A agulha deposita uma gota de tinta cada vez que perfura a pele.





Maquinas de tatuagem moderna contem vários componentes básicos:
Uma agulha esterilizada;
Um sistema de tubo que puxa a tinta pela máquina;
Um motor elétrico;
Um pedal, como esses usados em maquinas de costura que controlam o movimento vertical da agulha.



Quando você olhar para a tatuagem de uma pessoa, você esta vendo a tinta pela epiderme, ou a camada exterior da pele. A tinta esta de fato na derme que é a segunda camada da pele. As células da derme são mais estáveis que as células da epiderme, assim a tinta da tatuagem ficara sempre no lugar, com desvanecimento secundário e dispersão, para a vida inteira de uma pessoa.








Processos usados para se tatuar
Um processo milenar:
Algumas tribos indígenas já usavam o processo de agulhas para tatuarem, sendo usado até hoje por alguns artistas, principalmente na Ásia. Uma maneira demorada e um tanto dolorida.
Esta técnica é usada por alguns artistas japoneses e ultimamente por alguns americanos, quem usa esta técnica mostra ser um artista de verdade, pois a técnica não é muito fácil.



Um pedaço de madeira e alguns espinhos, este é o processo usado pelos indígenas. Uma tatuagem pode demorar alguns meses para serem feitas, geralmente se tatua o corpo por inteiro, com motivos religiosos e de guerras, também desenhos pela importância social do elemento na tribo.




Hoje o sistema mais usado é a máquina de tatuagem com processo de eletroímãs. Trata-se de bobinas enroladas que ligam e desligam fazendo com que as agulhas subam e desçam dentro do suporte. Este processo faz com que as agulhas perfurem a pele em media de 2000 e 3000 furos por minuto, deixando a tatuagem com linhas uniformes e terminando rápido o trabalho. As partes de uma maquina de tatuagem são desmontáveis, os tubos que podem ser removidos para esterilização em cada tatuagem, e as agulhas são descartáveis. Os tubos também têm um formato anatômico par dar mais segurança ao artista. Estes tubos quase sempre são aços inoxidável, ou plástico resistente descartável. Os tubos não tocam nos clientes, mas tinta e sangue entram em contato, por isso, se caso forem de aço, tem que ser esterilizado em uma autoclave. Os tubos têm tamanhos diferentes em relação às agulhas, às bocas têm que ser maiores que as agulhas para que a tinta possa escorrer. O bico do tubo serve como um reservatório de tinta, para que o artista possa traçar uma grande área sem ter que abastecer. São usadas varias agulhas juntas para pintura, isso faz com que a área seja coberta mais rápida e uniforme. Já para o contorno é usado entre uma agulha e três agulhas, dependendo da espessura de linha que se quer fazer. Para que a máquina funcione é utilizado um pedal simples de contato, onde se aperta para que a máquina funcione, ficando o artista com mais controle da máquina.


Esterilização e processo de preparação:

Uma maquina de tatuagem cria uma ferida (furo) e cada vez injeta uma gota de tinta na pele. Desde que qualquer ferida de furo tem o potencial para infecção e transmissão de doenças, é muito importante focar o processo da aplicação de segurança. Para tatuar os artistas usam esterilização, materiais descartáveis quando disponíveis e luvas cirúrgicas nas mãos para proteger tanto o artista quanto os clientes.
Eliminar a possibilidade de contaminação, a maioria dos materiais de tatuagem, inclusive as tintas, xícaras de tintas, luvas e agulhas, são descartáveis. Muitos artigos chegam esterilizados e empacotados, no qual o artista abre na frente do cliente logo antes de iniciar o trabalho.
Materiais reutilizáveis, como a barra de agulha (haste) e tubo (biqueira), são esterilizados antes de todo uso. O único método de esterilização aceitável é uma autoclave, ou seja, uma unidade de esterilização por pressão usada frequentemente em hospitais. A maioria das autoclaves tem um ciclo de 55minutos de um começo frio, e eles matam todos os organismos no equipamento. Para fazer isto, uma autoclave usa tempo, temperatura e pressão, em duas combinações.
· Uma temperatura de 250ºF(121ºC) debaixo de 10libras de pressão durante 30minutos.
· Uma temperatura de 270ºF(132ºC) debaixo de 15libras de pressão durante 15minutos.
Antes de esterilizar o equipamento, a artista limpa cada objeto e o deposita em uma bolsa especial. Uma tira indicadora na bolsa muda sua cor quando os artigos dentro já encontrarem-se esterilizados.
Antes de trabalhar em clientes, os artistas devem inspecionar bem as mãos em busca de cortes ou abrasões.
· Desinfete a área de trabalho com cândida, formol e glutaron;
· Qualquer objeto não esterilizado tem que ser embalado com plásticos limpos para prevenir contaminação secundaria;
· Explique o processo de esterilização ao cliente;
· Remova todo o equipamento esterilizado e descartável na frente do cliente;
· Passe uma lamina de barbear descartável no local da tatuagem (mesmo sem pelos visíveis) e lave o local com uma mistura de água e sabão neutro.

Seguindo as normas de saúde:

 Levando em conta de que uma tatuagem nova pode causar problemas de saúde e podem danificar a qualidade de sua imagem. A maioria dos artistas da para os clientes um folheto que explica todos os procedimentos necessários.
Os clientes geralmente recebem instruções assim:
As tatuagens envolvem agulhas e sangue, por isso ocorrem vários riscos a saúde. Entre eles a transmissão de doenças como hepatite, tuberculose e possivelmente HIV. Os artistas têm que procurar seguir todas as normas de esterilização correta e procedimentos adequados passando pelo local de trabalho totalmente higiênico, piso frio e paredes azulejadas até o teto, são as normas do serviço de saúde publica, assim os riscos para transmissão de doenças serão relativamente baixos.
De acordo com os centros para doenças controle e prevenção (CDC) dos Estados Unidos da América, não houve um caso documentado de transmissão de HIV de uma tatuagem. Porem médicos adverte não usando equipamentos descartáveis e ou esterilizados, podem conduzir à transmissão de sífilis, hepatite B e outros organismos infecciosos.
Infecções podem acontecer nas tatuagens, especialmente sem cuidados mínimos. Algumas pessoas também apresentam reações alérgicas a tintas de tatuagem (as tintas de tatuagem não são vigiadas por nenhum órgão do mundo até o presente momento, janeiro de 2006).
A maioria dos países coloca restrições nas doações de sangue, por causa do perigo de hepatite, nos Estados Unidos a Cruz Vermelha aceita o sangue de alguém que foi tatuado no ultimo ano desde que o estúdio de tatuagem esteja regulamentado pelo órgão de saúde (a maioria dos estados americanos não regulamenta estúdios de tatuagens).
Os profissionais de tatuagem usam regras conhecidas como precauções universais para prevenir a expansão de doenças durante o processo. Essas precauções são parte da BloodBornePathogens, regra emitida pela agencia de proteção ambiental norte-americana(EPA). As mesmas regras se aplicam a hospitais e os consultórios médicos odontológicos. No Brasil o local precisa estar de acordo com a vigilância sanitária que usa as regras da EPA (procure informações no órgão de sua cidade).
Outras precauções:
Confira sempre as luvas se não estão furadas ou rasgadas, durante o trabalho, é estritamente necessário usar um par de luvas para cada trabalho. Caso retire a luva por alguns instantes, jamais às coloque de volta, pegue um novo par de luvas.
Use tubos de tinta com bicos estreitos para despejar no recipiente (batoque) esterilizado, jamais coloque as sobras de tinta novamente nos tubos, pois estas estão com certeza infectadas de sangue.
Coloque o sabão liquido de limpeza com sistema de spray, não use diretamente um pano ou o próprio sabão sobre a área do corpo trabalhada.
Os tatuadores também têm que levar segurança especial especialmente nas mãos. Luvas ajudam a prevenir transmissão de doenças, mas bactérias prosperam no ambiente morno e úmido, isto significa que o tatuador deve:
Manter o local de trabalho sempre limpo durante o trabalho usando cândida e formol para limpeza do ambiente, e glutaron para limpeza dos equipamentos antes de colocar na autoclave.
Caso haja cortes ou feridas em locais do corpo do tatuador onde as luvas não cubram, devem estar com bandagens e higienizadas.
Mantenha as unhas curtas para prevenir furos nas luvas.
Se abstenha de tatuar ao ver que o cliente tem lesões, dermatites ou reações alérgicas.
As leis exigem os menores de terem a permissão de um pai ou responsável para adquirir uma tatuagem. Porem em alguns estados do Brasil isso não é permitido. Faça um contrato de trabalho, junto ao seu advogado, levando em conta as leis de sua região.

Um estúdio de tatuagem seguro:
Nenhum corpo administrativo inspeciona estúdios de tatuagem. Leis permitem qualquer um comprar uma maquina, adquirir uma empresa e começar a tatuar sem ter comprovado qualquer habilidade artística, uma situação que os artistas de tatuagens profissionais contestam.
Aqui estão alguns passos básicos para escolher um estúdio de tatuagem seguro:
Olhar ao redor e ver se o estúdio esta limpo e arejado.
Faça perguntas: há uma autoclave? As agulhas e outros materiais são descartáveis? São usados bactericidas? Os tatuadores usam luvas? Artistas profissionais não se importarão com as perguntas.
Preste atenção se o tatuador usa todas as precauções de segurança.
Veja se as agulhas realmente estão lacradas antes de começar o trabalho.
Pergunte pelos cursos que o profissional tenha, entre eles sobre saúde e higiene. Cursos não são requeridos, mas bons profissionais procuram informações atuais sobre tendências, inovações, saúde e segurança no trabalho.

Pigmentos para tatuagem:

Existem dois grupos de tinta para tatuagem, um grupo com as bases iguais, porem menos cores disponíveis. O segundo de bases diferentes. Quando os pigmentos são de bases iguais elas podem ser misturadas criando cores secundarias e assim por diante. O segundo grupo deve-se tomar cuidado nas misturas, pois elas podem não ser compatíveis e mudar sua tonalidade com o tempo.
Geralmente o artista compra um kit com todas as cores necessárias sem precisar fazer misturas, uma linha inteira de um só fornecedor de confiança, isso garante que as tonalidades durem para sempre.
Tem algumas razoes das pessoas se preocuparem com o tipo de tinta que são usadas na tatuagem, elas podem conter um dos seguintes componentes: Antimônio, Arsênico, Berílio, Cobalto, Níquel ou Selênio. Estes são chamados de metais tóxicos, cada um deles é substancias químicas tóxicas conhecidas por serem cancerígenas. Os pigmentos são misturados em glicerina, soros e anti-sépticos.
Como descobrir o que esta na tinta de tatuagem não é fácil, o fabricante não precisa divulgar a lista de substancias por não serem regulamentadas.
Se o cliente for alérgico a alguns pigmentos e substancias químicas que estão na maioria dos produtos de beleza, você terá dificuldade com as tintas, à maioria das companhias de cosméticos está produzindo tintas antialérgicas agora, mas tão longe nenhuma companhia produziu uma tinta vermelha antialérgica. Desde então a cor vermelha é uma cor primaria, o único modo para evitar usar isto é escolher um pigmento que não usa vermelho em sua composição. Afortunadamente, laranja e púrpura são pigmentos completamente diferentes e não realmente misturado com vermelho, a menos que você tenha uma paleta de cor muito limitada e então terá que fazer estas cores misturando o vermelho.
Fabrique sua própria tinta de tatuagem
Alguns artistas americanos desenvolvem suas próprias tintas, isso faz com que você tenha certeza do que esta usando e ter certeza de que não fará mal à pele. Embora no Brasil se utilize muitas tintas importadas, isso não quer dizer que as importadas não sejam boas, pelo contrario, nos Estados Unidos é comum usarem pigmentos a base de metais tóxicos para se obterem cores mais vivas, e isso pode ser prejudicial a longo prazo, e alguns casos até em curtíssimo prazo.
Antigamente a base da tinta era na sua maioria, de vodca, acreditem, bebidas alcoólicas eram utilizadas para misturar os pigmentos vegetais extraídos de sementes, flores, frutas e minerais. Nos Estados Unidos ainda existem tintas sendo fabricadas dessa maneira, porem quando se utilizam pigmentos vegetais e minerais é necessário saber se não é tóxica ao ser inserida na pele.

Construindo uma Maquina Rotary (Curiosidade):
Uma maquina de tatuar tem com função levar a agulha para cima (resgatar a tinta) e para baixo (aplicar a tinta), ou seja, assemelha-se a uma máquina de costura, porém em alta rotação.
A maquina mais conhecida entre os tatuadores é a magnética, que usa duas bobinas como eletroímã ligando (agulha desce) e desligando (agulha sobe), em uma rotação entre 2000 a 3000 picadas por minuto (barulho muito parecido com brocas usadas por dentistas). Máquina esta patenteada por O´Railly (ver figura no capitulo 1).
As máquinas tipo rotary estão cada dia mais sendo conhecida e usada, elas são fabricadas com motores de alta rotação, na Europa estas maquinas estão sendo usadas com mais freqüência por serem totalmente silenciosas, leves e muito mais potentes, podendo chegar até a 5000 picadas por minuto com facilidade (maior velocidade, melhor o traço). A Suíça iniciou a fabricação destas maquinas Rotary há alguns anos, hoje ela esta sendo uma das mais conceituadas do planeta.
Por mera curiosidade  vamos construir uma maquina com no mínimo a mesma potencia de uma maquina magnética, usando apenas objetos comuns encontrados em casa, dentro de aparelhos quebrados ou em casas de ferragens.
Caso você ainda não tenha uma máquina, esta servira para podermos treinar em peles de porco, e posteriormente até uma tatuagem profissional, desde que você utilize todas as regras de higiene e segurança apresentadas neste curso.
obs. A única dificuldade nesse esquema de montagem é entortar o eixo do motor de maneira que ele fique fora de centro. Tem que ter muito cuidado para não entortar o eixo no lado de dentro do motor, para isso usa-se dois bons alicates ao mesmo tempo, ou se tiver acesso a uma morça, o trabalho será mais fácil. Ao invés de entortar o eixo , algumas pessoas usam uma espécie de coroa fora de centro na ponta do eixo, dando o mesmo efeito.

Custo das tatuagens:
 
Tatuar sempre foi caro. O uso de tatuagem aumentou dramaticamente e surgiu uma onda de novos artistas, com mais pessoas que querem tatuagens. Porém mesmo assim tatuar ainda é caro.
Nos Estados Unidos você pode esperar um preço básico de $80,00 à $100,00 por hora. Muitas vezes as tatuagens são feitas por etapas conforme os pagamentos, e isso pode ou não ser uma vantagem. No Brasil o preço é baseado no tamanho do desenho e local do corpo, que fica em média R$100,00. Uma tatuagem pequena feminina tal como uma pequena rosa, não fica por menos de R$40,00.





Elementos que determinam o resultado da tatuagem:


Ajuste da máquina: para contorno, a agulha deve penetrar aproximadamente, em torno de 1,7mm na pele. Para preenchimento também, mas eventualmente um pouco mais: 2,5mm. Estas medidas são aproximadas, e dependem do tatuador, do tipo de ponta e do tipo de traço pretendido.

Frequência de vibração e força da máquina: máquinas fracas nem sempre conseguem introduzir a agulha na pele, conforme o local. Já a frequência, se for muito alta pode "rasgar" a pele ao invés de marcar o traço, e depois perde-se tinta na cicatrização.

Qualidade das tintas: algumas tintas podem gerar alergia, dependendo do tipo de pele. Não há uma regra, mas há predominância do vermelho, por exemplo, entre os pigmentos que geram alergia. Mas todos podem gerar, dependendo da pessoa. Além disso, há no mercado muitas tintas para iniciantes, que são mais "lavadas". O pigmento mais inócuo é o preto, por se feito (nomalmente) à base de carvão de origem animal ou vegetal, e portanto, quimicamente muito estável.

Tipo de pele e o local do corpo: Algumas pessoas incorporam mais a tinta, e outras eliminam quase toda a tinta.Mas isso é algo impossivel de se detectar e são poucos os casos de algo dar errado ou sair do esperado em condições normais.

Procedimento: como foi executado o desenho. Padrões de soldagem, textura e espessura das agulhas.Qualidade dos materiais usados no processo.

Cor da pele:  Mesmo em peles de tons médios, a tatuagem inicialmente fica bem colorida, mas depois o pigmento natural da pele (melanina), que é produzido acima da camada onde se aloja a tinta, cobre o desenho, escurecendo-o. Assim, este é outro motivo para evitar o sol.

Profissional: na verdade, ele é o responsável pela maior parte dos itens listados acima e o mais importante.

Deve-se seguir à risca as recomendações do profissional que aplicou a tatuagem, pois a maior parte dos incidentes desagradáveis ocorrem durante o processo de cicatrização.